Publicado por: Eduardo Wagner | novembro 10, 2008

Animais e suas estratégias de camuflagem

Dentre as estratégias de sobrevivência dos animais, as que produzem as mais belas cores e formas, estão a camuflagem e o mimetismo.

O Mimetismo consiste na presença em certos indivíduos, de características que os confundam com um outro grupo de organismos, ou seja, um animal tenta se parecer com outro que seja predador ou indigesto à sua presa original.

Já a camuflagem é a habilidade um um individuo ou grupo, de se mesclar ao meio em que se encontra, por exemplo, uma ave que se confunde com a folhagem das árvores.

Segue abaixo alguns exemplos de camuflagem.

Sim, há um lagarto ai na imagem abaixo, e antes que falem que é montagem, aviso que a foto foi feita em cativeiro.

uroplatus-sikorae

Um casal de Urutau.

tawny-frogmouth

Novamente os urutaus.

tawny_frogmouth

Um peixe folha.

south-american-leaf-fish1

Novamente, os peixes folha.

south-american-leaf-fish

Um mata mata, que é uma espécie de quelônio encontrado na região amazônica.

mata-mata

Um dragão do mar.

leafy-sea-dragon3

Um bicho folha

leaf-mimic-katydid

Um sapo folha.

leaf-mimic-frog2

Um louva deus em formato de folha.

leaf-mantis

Outro sapo folha

leaf-frog

Outro bicho folha.

dying-leaf-mimic-katydid

Outro louva deus em forma de folha.

dead-leaf-mantis1

Bicho folha.

dead-leaf-mantis

Uma borboleta em forma de folha.

dead-leaf-butterfly

Um peixe que se camufla de acordo com o ambiente.

camouflaged-kareius-bicoloratus

Gafanhoto.

camouflaged-grasshopper


Responses

  1. Adorei!

  2. simplesmente magnifico essas imagens

  3. Para saberem: O peixe que se camufla de acordo com o ambiente, chama-se Linguado.

  4. Simplente incrivell…Lindo !

  5. Lindas as fotos. A do peixe entao…

    Oi, esperando o seu post sobre Adocao.

    Abracos

    • eu tambem gostei das fotos abraços beijos ate a prosima

  6. Muito mara….Deus realmente é perfeito…a beleza da natureza é explendida….

  7. iradoooow manoooow .

  8. eu amei mas na parte dos bicho folha

  9. Simplismeente ameei demais , eu estava fazendo uma pesquisa e isso fooi tudinho que eu precisava valeeu ‘ ♥ Bjookas ‘

    • achei muito interesante pois as fotos e o assunto e bem resumido

  10. achei muito cientifico

  11. muito legal esses bichos e cientifico

    • não foi só voce que gostou lucas ;eu adoro isso acho muito maneiro sonho em ser melhor que o naturalista darwin.

  12. legal. muito vida loka

  13. legal e v quantos bichos tem no mundo

  14. Gostei muito das imagem ,fiquei admirada com tanta beleza que a natureza nos oferece. Obrigada me ajudou na pesquisa sobre camuflagem.

  15. caraca, nem parece que criaturas assim existe. Surreal…O_o

  16. feraaa adoguei

  17. adorei fiz uma pesquiza maravilhosa sobre esses bichos
    parabens para sa pessoas que criaran este saite
    bjs e obrigado bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Ai q lindo!!!
    aorei isso é um tudão

  19. gostei muito muito msmo adoreiiiiiiiiiiiii

  20. AMEIIIIIIII poxaaaaaaaaaaaaaa

  21. É MUITO BALA

  22. MANEIRO EM

    • E MESMO

      • y6ygg

  23. nossa nÃo sabia que existia tanto animais folhas consigui uma otima pesquisa

    • puxa vida que maneiro este animais

  24. muito legal adorei essas fotos!!! otimo conteudo.

  25. lucas eu tambem adorei sonho em ser melhor que o naturalista darwin.meus comprimentos ass:debora .bjs

  26. tambem achei muito legal.

  27. Eu Quero Saber A Vantagem Que Oferece ao Animal

  28. eretg5tfewedrtdf

  29. Adorei deu para min pesquisa os bichos
    que eu presisava de licao

    vlww

  30. adorei isto

  31. aorei fazer está pesquisa

  32. muito lgal adorei ,tarefa mais que completa

  33. cara o primeiro louva a deus na verdade é um bicho pau e o segundo ”bicho-folha’ eh um louva a deus. abçs.

  34. ameiiiiiiiiiiiiiiiii´´é´muito bom

  35. agora so falta o mimetismo

  36. muito legal m+ nao achei o que procurava m+ o site e muiiiiiiiito bacanaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • muito msm

  37. muitooooo bacanaaaaaa

  38. tri eu so estou fazendo essa pesquisa pq é da escola mas as fotos são realmente lindas adoreiiiiii muito

  39. eu adorei pq eu vo pode apresenta meu cartaz para todos os meus colegas e ainda voi ganhar um a+ da professora muto ll
    vlw

  40. amei me ajudou bastante

  41. eu amei os animais sao toa diferentes beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  42. Ìncrivel aposto que vou tirar um 10 na prova e nos trabalhos de ciências valeu tchau!

  43. goste,adorei,ameei !!!❤

  44. ficou bem legal ta adorei cada bicho um mas encrivel que o outro

  45. Massa esses caras tem bastantes estratégias pra camuflagem.para ataca sua presa

    • Depois dizem que animais não tem raciocínio.kkkkkkkkkkkk

  46. deve ser maneiro matar um bicho folha kkkkkkkkkkkk só pisandoooooooooooooooooookkkkkkk


Deixe uma resposta

Categorias

