Publicado por: Eduardo Wagner | outubro 31, 2008

A Triste Realidade dos Animais de Circo

Quem vai ao circo que tem animais em suas exibições, quase nunca percebe a realidade por trás do espetáculo. O sofrimento que estes animais passam ao longo de suas vidas dentro do circo chega ser superior ao de um animal abandonado. Por trás de um urso batendo palmas, um macaco vestido pedalando uma bicicleta ou um elefante se equilibrando em uma pata só, se esconde toda uma série de torturas abomináveis que transformas estes animais em meros fantoches de seus “domadores”, que travestem suas covardias para com estes animais em “bravuras” ao enfiar a cabeça dentro da boca ou obrigá-lo a se ajoelhar defronte a platéia.

Tendo em face este assunto, eu fiz uma pesquisa em diversos sites especializados em defesa dos animais e outros especialmente elaborados para ser uma fonte de denúncia dos maus tratos praticados pelos circo Brasil afora, e apresento aqui um pequeno resumo do que realmente acontece com fotos destes animais.

O tratamento que os animais recebem

  • Antes de chegarem no Circo, passam por meses de tortura, que começa na captura em seu habitat natural, sendo laçados, arrastados e muitas vezes até alvejados para caírem feridos. São transportados (traficados) em jaulas pequenas e apertadas.
  • Já no circo tem inicio o processo de domesticação do animal, onde estes levam surras diárias, ficam sobre seus próprios excrementos, são privados de alimentação e água, tudo isso até que seu “espírito seja quebrado” e passem a obedecer.

  • Os elefantes sofrem de problemas nas patas por falta de exercício, pois na natureza elefantes andam dezenas de quilômetros diariamente.
  • No circo os elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro, e os outros animais ficam enjaulados em condições extremas de maus tratos.
  • O comportamento dos animais que ficam a mexer constantemente a cabeça ou andando próximo às grades num frenético vai e vem, é uma das características de neurose e stress do cativeiro. Esse comportamento também encontrado em animais no zoológicos.

  • Os “treinamentos” consistem em serem dominados pelo fogo e pelo chicote, golpeados com barras de ferro e queimados na testa. Isso é praticado dezenas de vezes para nunca mais esquecerem da dor, e tomarem medo do carrasco treinador.
  • Muitos têm suas garras arrancadas e as presas extraídas ou serradas.
  • Os ursos têm o nariz quebrado durante o treinamento. Sua patas dianteiras são queimadas, para forçá-los a ficar sobre duas patas.
  • Os ursos são obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. No picadeiro, os ursos ouvem a mesma música usada durante “o treinamento” e começam a se movimentar com medo, dando a impressão de estarem dançando.

  • Muitos têm as garras e presas arrancadas. Já foi constatado um urso com 1/3 de sua língua cortada.
  • Ursos cativos apresentam comportamento atípico, como andar de um lado para o outro.
  • Alguns ursos se auto mutilam, batendo com a cabeça nas grades da jaula e mordendo as próprias patas.
  • Os dentes são retirados para que os animais possam ser fotografados junto às crianças.
  • Ficam confinados sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças.
  • São obrigados a suportar mudanças climáticas bruscas, viajar milhares de quilômetros sem descanso
  • Não têm férias nem assistência veterinária adequada.

O que estes animais tem, é apenas o terror constante, pois aprendem desde cedo que se não obedecerem, serão castigados violentamente. Em um ambiente natural, uma zebra, elefante, foca, cachorros, leão, urso, chimpanzé, etc nunca pulariam sobre aros, dançariam em cima de cones, pedalariam bicicletas. Enfim, nunca, de maneira alguma fariam algo para nos entreter.

O que se faz no circo, é retirar a dignidade que estes animais tem, dando lhes um comportamento semi humano, ao vestirem-lhe roupas ridículas, fazerem andar sobre duas patas, pedalarem bicicletas e outras atitudes anti naturais, tudo isso com a única finalidade de atender nossos anseios mesquinhos. Tais espetáculos até seriam razoáveis na idade média, mas estando em pleno século XXI é inimaginável e inaceitável que isso ainda ocorra.

No congresso nacional está tramitando o Projeto de Lei 7291 de 2006, que proíbe o uso de animais em circos em todo território brasileiro. Atualmente sua tramitação está parada , pois como sempre nossos nobres deputados jogam contra os interesses da sociedade, e cancelaram a audiência públicado PL que iria ocorrer no início de novembro.

No site da WSPA Brasil, uma entidade que luta pelo bem estar dos animais, há algumas justificativas bem pertinentes para a proibição da utilização de animais em circos:

Motivos para a proibição de amimais em circos

  • Animais em circo sofrem uma vida inteira de maus tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais, por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.

  • Animais em circo expõem as pessoas a muitos riscos. Não é possível prever como um animal estressado irá reagir em uma determinada situação. Além disso, muitas vezes permanecem em instalações inadequadas e frágeis, expondo os funcionários do circo e a população em geral. Vários acidentes já foram documentados inúmeras vezes pela mídia, como o caso do menino de seis anos que, no ano de 2000, em Pernambuco, foi devorado por leões que não comiam há vários dias e estavam em local inseguro.
  • Animais em circo podem transmitir doenças aos seres humanos, visto que não existe vacinação eficiente para os animais selvagens.
  • Animais em circo estimulam o tráfico de animais selvagens ao redor do mundo, prática reconhecidamente cruel e criminosa.

O que você pode fazer?

Se você quer contribuir para acabar com a utilização de animais em circo no Brasil, a primeira coisa que você pode fazer é boicotar os circos que têm animais em suas atrações, e também falar com outras pessoas para boicotarem estes circos.

Você pode escrever também para os deputados da Comissão de Educação e Cultura que adiaram a audiência pública, atrasando assim a lei que poderia proibir o uso de animais em circos no Brasil.

Segue lista dos deputados da comissão:

dep.joaomatos@camara.gov.br dep.alexcanziani@camara.gov.br
dep.angelovanhoni@camara.gov.br dep.antoniocarlosbiffi@camara.gov.br
dep.carlosabicalil@camara.gov.br dep.fatimabezerra@camara.gov.br
dep.frankaguiar@camara.gov.br dep.gastaovieira@camara.gov.br
nbarbosa@camara.gov.br dep.joaquimbeltrao@camara.gov.br
dep.lelocoimbra@camara.gov.br dep.mariadorosario@camara.gov.br
dep.neiltonmulim@camara.gov.br dep.osvaldoreis@camara.gov.br
dep.professorsetimo@camara.gov.br dep.raulhenry@camara.gov.br
dep.reginaldolopes@camara.gov.br dep.waldirmaranhao@camara.gov.br
dep.clovisfecury@camara.gov.br dep.joseanibal@camara.gov.br
dep.liramaia@camara.gov.br dep.lobbeneto@camara.gov.br;
dep.nicelobao@camara.gov.br dep.nilmarruiz@camara.gov.br;
dep.pintoitamaraty@camara.gov.br dep.professoraraquelteixeira@camara.gov.br
dep.aliceportugal@camara.gov.br dep.atilalira@camara.gov.br;
dep.rogeriomarinho@camara.gov.br dep.severianoalves@camara.gov.br;
dep.walterbritoneto@camara.gov.br dep.ivanvalente@camara.gov.br.

Você pode também escrever para programas de TV que levam animais para fazerem apresentações, para mostrar sua indignação com o fato.

Você também pode assinar a PETIÇÃO ONLINE, que está arrecadando assinaturas pedindo que o projeto de lei se aprovado o mais rápido possível.

Qualquer iniciativa é válida para podermos acabar com essa barbaridade que ainda acontece nos circos pelo Brasil afora, e dar dignidade a estes animais que são maltratados por anos, e evitar que novos animais sejam inseridos nessa cadeia perversa.

“O Circo ensina a criança a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o riso”

Para saber mais, consulte minhas fontes de pesquisas que foram os sites relacionados abaixo:

Circo legal não tem animal – WSPA Brasil

Animais de Circo

Projeto Esperança Animal – PEA

APASFA – Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis

Aliança Internacional do Animal

PROANIMA

Anúncios

Responses

  1. INDIGNAÇÃO TOTAL PRECISAMOS DAR UM BASTA JÁ.

  2. Concordo com a proibição de uso de animais em circos.

  3. Muito triste essa situação…

  4. […] Continue lendo aqui… […]

  5. meus senhores temos que tomar uma providencia para punior essa pessos que fazem isso com os animais nos devemos emaginar o que essa pessos fazem em suas casa ou com suas familia são todos uns malvados.

  6. ótima a matéria!!
    pessoal q tá comentando q é contra…mãos na massa!! mandem e-mail p/deputados por favor!!!

  7. nossaaa
    que dece

  8. isso é um absurdo

  9. Olá gente… O protesto de vc´s é muito válido e importante. Afinal animais também tem vida, sentem dor. Proibir animais nos circos é complicado pq não se teria onde colocar os já existentes e nem todos os circos agem assim cruelmente. Acho eu, por favor corrijam-me se eu estiver errado. O circo, igual a qq outro empreendimento precisa de fiscalização e controle. Se a estrutura é o pessoal não convém a um tratamento adequado então que o circo seja penalizado por “crueldade contra os animais” e estes sejam deslocados para zoo´s públicos ou para um circo que não use esses métodos cruéis de tratamento. Concordo com Claudio Batista, eles são malvados. Agora com relação ao trato com a família acho que nem tanto. Penso que os animais, para eles, são meros objetos de uso para fazer dinheiro. Infelizmente isso é uma realidade e é cruel. Caso realmente resolvam tornar público este protesto avisem-me. Quanto a lista dos deputados vou enviar-lhes um texto bem “bunitinhu”. Sensibilizá-los talvez eu não consiga mas tentarei mexer com as bases que os sustentam na política. quando o texto estiver pronto avisarei e quem quiser uma cópia é só enviar seu e-mail para o meu e-mail. wcastro.suporte@gmail.com. Abraços.

  10. não sei nem o que dizer quando me deparo com notícias assim… indignado, pra dizer o mínimo. depois, quando aparece algum caso que o animal atacou o treinador, as pessoas ainda ficam chocadas! circo tem que ter mágico, palhaço, trapezista, etc, mas NUNCA animais.

  11. eu n sou a favor de ficar esperando pra q essas leis de merda sejam aceitas ou esperar q o povo n va ao circo. prefiro mt mais chegar num circo ja metralhando todo mundo ou prendendo e torturando ate a morte. tem q fazer as mesmas coisas q o povo sempre fez em toda historia com pessoas em concentracao

  12. boicotar e fazer um tumulto onde tiver animais em circos

  13. Olá pessoal, obrigado pelos comentários, e ajudem repassando o link da matéria para seus conhecidos, para mostrarmos como esses animais são tratados.

  14. É uma verdadeira palhaçada (infelizmente não no sentido literal).
    Quem vai ao circo, busca ver a arte do ser humano e o que ele é capaz de fazer e não ver animais escravizados.
    Circo legal não tem animal. Basta ver que o melhor circo atualmente (Cirque Du Soleil) não tem!

    • Exatamente. ..

  15. Quando vemos estas imagens, a magia do circo vai embora e dá lugar à tristeza e lágrimas.É inaceitável o que fazem com esses animais!!!Sinceramente, devia ser proibido espetáculos com animais.Que o circo sobreviva somente com mágicos, palhaços, trapezistas, menos com estes animais…
    Beijos
    Marta
    Service Desk

  16. Motivos para a proibição de amimais em circos

    * Animais em circo sofrem uma vida inteira de maus tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais, por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.
    E por essas e muitas outras q devevomos entrar em concientização e banir o uso de animais em circos…!!!

  17. Não sei como não foi proibido ainda. Com tanta arte bacana que pode ser mostrada num circo. Além do mais os animais também fedem. Já basta o fedor das pessoas do circo.

  18. […] Clique aqui para ver como os animais são tratados nos circos. […]

  19. Parabéns pelo seu post a favor dos circos não terem mais animais !!! Estou divulgando uma imagem do seu blog lá no meu. Se vc não estiver de acordo, é só me avisar !!! Gde abç, e boa sorte p todos nós – incluindo essas pobres vítimas q não sabem a linguagem verbal dos homens !!! Blog: RESPEITO À VIDA.

  20. Pelo amor que temos em DEUS NÃO QUERO MAIS VER ESTAS IMAGENS.

    O meu voto é NÃO para sempre ou eternamente NÃO…NÃO….NÃO…NÃO…NÃO…NÃO…NÃO…NÃO
    MILHÕES DE VEZES NÃO………………..

  21. A MINHA RESPOSTA É NÃO….MIL VEZES NÃO…
    PELO AMOR QUE TEMOS EM DEUS…NÃO….

  22. A MINHA RESPOSTA É NÃO…MIL VEZES NÃO…
    TEMOS QUE TER PIEDADE DOS ANIMAIS QUE NÃO SABEM FALAR E SIM AMAR O SEU DONO.

  23. isso é ridículo…essa falta de respeito com os animais. Deverião sentir na pele o que passa com esses animais tirados do seu ambiente natural.
    O que faz um homem ser tão cruel?

  24. Muito comovente!
    Chorei muito.
    É triste e cruel.
    Faz bem ésta campanha.

  25. Olá!Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre maus tratos a animais!
    achei super interessante essa pesquisa!vou levar para mostrar a meu professor!Também sou contra animais em circos!
    Já presenciei um comportamento estranho de um urso que andava de um lado para outro sem parar no Beto Carreiro em Santa Catarina.

  26. Sou totalmente contra a utilização de animais em circo. E não acredito que a simples fiscalização não resolverá o problema dos maus tratos…
    Estou preparando minha monografia será sobre a proibição da utilização de animais em circo.

    O quê cada um pode fazer????
    Demonstrar a indignição perante a situação e acima de tudo AGIR de alguma forma.

    Enquanto a Lei não é votada, vamos vetar os circos com animais em nossas cidades.

  27. Correção: Não acredito que a simples fiscalização irá resolver o problema de maus tratos…

  28. Correção: a simples fiscalização não irá resolver o problema de maus tratos…

  29. Acho isso uma maldade total. Com certeza as pessoas fazem isso com esses animais, deveriam se punidas… Isso é muita crueldade, odeio ir à circos por causa disto.

  30. eu acho q isso eh um abuso pelos unicos seres dignos q vivem na terra por que esses caras nao devem ser chamados de seres dignos de vida!!!

  31. faço curso de medicina veterinária,e isto é realmente um absurdo. temos que tentar concientizar o maior número de pessoas disponíveis, não é possivel que as pessoas não consigam enchergar além daquelas apresentações cheias de mentira e maldade!

  32. ISSO DEVE DOER,PQ OS TRATADORES DE ANIMAIS NUM FAZEM ISSO COM A MAE DELES???OS ANIMAIS SAO IRRACIONAIS,NUM SABEM O Q ESTAO FAZENDO!E AS APRESENTAÇOES SAO PURA MENTIRA,EU NUM VOU EM CIRCOS POR CAUSA DOS ANIMAIS!

  33. ISSO DEVE DOER,PQ OS TRATADORES DE ANIMAIS NUM FAZEM ISSO COM A MAE DELES???OS ANIMAIS SAO IRRACIONAIS,NUM SABEM O Q ESTAO FAZENDO!E AS APRESENTAÇOES SAO PURA MENTIRA,EU NUM VOU EM CIRCOS POR CAUSA DOS ANIMAIS!

  34. isso tem que acaba isso é uma maldade maltratando os pobres animais
    coitado deles devem estar muito assustados agora eles tiram os animais da selva
    para maltratar isso é uma maldade
    BEIJOS PARA

  35. que horror o que eles fazem com os animais de circo eu acho isso era isso tem que acabar e rapido sabe porque esses animais não merecem isso nemhum merece esse tratamento

  36. qdo um circo chega em nossa cidade ,so pelo nossos olhos ja da para notar com são.no caso de grandes circos ,como:Thianny,Orlando Orfei,Beto Carreiro ,entre outros ,os animais vistos aos nossos olhos, estao muito bem alimentados,esses circos deveriam continuar com suas atraçoes.Circos q nao consegue alimentar os proprios artisatas como vao ter animais no picadeiros.esses sim deveriam ser caçados.Porque nas ruas existem cavalos trabalhando de sol a sol sendo mal alimentados e lenvando chicotadas e ninguem do IBAMA aparece para defende-los.Os cães nas ruas quem defende eles,galinhas etc…..Aonde estao as tais autoridades nessa hora.Gente vamos lutar sim por coisas q as pessoas maltrata e tira-las delas “os bichos” Os bichos deveriam continuar SIM nos circos ,mas com conforto e bem tratados.Qdo um circo chega em nossa cidade muitos gostam de saber qual é a atraçao em relaçao aos bichos.Porque gente ruim tem em todos os lugares ,nos quatro cantos da terra.São dessas pessoas q devemos lutar contra,naodaqueles q tem grandes cuidados.Prejudicar uns por causa de outros.Não é porque um PAI é ruim em uma familia ,q os outros da mesma familia agem assim.PENSE BEM ANTES DE TOMAREM A DECISAO CERTA.OBRIGADO.

  37. qdo um circo chega em nossa cidade ,so pelo nossos olhos ja da para notar com são.no caso de grandes circos ,como:Thianny,Orlando Orfei,Beto Carreiro ,entre outros ,os animais vistos aos nossos olhos, estao muito bem alimentados,esses circos deveriam continuar com suas atraçoes.Circos q nao consegue alimentar os proprios artistas como vao ter animais no picadeiros.esses sim deveriam ser caçados.Porque nas ruas existem cavalos trabalhando de sol a sol sendo mal alimentados e lenvando chicotadas e ninguem do IBAMA aparece para defende-los.Os cães nas ruas quem defende eles,galinhas etc…..Aonde estao as tais autoridades nessa hora.Gente vamos lutar sim por coisas q as pessoas maltrata e tira-las delas “os bichos” Os bichos deveriam continuar SIM nos circos ,mas com conforto e bem tratados.Qdo um circo chega em nossa cidade muitos gostam de saber qual é a atraçao em relaçao aos bichos.Porque gente ruim tem em todos os lugares ,nos quatro cantos da terra.São dessas pessoas q devemos lutar contra,naodaqueles q tem grandes cuidados.Prejudicar uns por causa de outros.Não é porque um PAI é ruim em uma familia ,q os outros da mesma familia agem assim.PENSE BEM ANTES DE TOMAREM A DECISAO CERTA.OBRIGADO.

  38. ANIMALS IN CIRCUS

  39. estou indignada com o que estou lendo e vendo

    • eu tambem

  40. eu em inglês estou trabalhando isso e eu estou muito triste quando me deparei com essas noticias

  41. estou indignada com o que estou lendo e vendo estou chorando ate agora vamos fazer uma capanha contra os maltratos dos animais

  42. sou contra essas besteiras acho que deveriam viver em selvas!!

  43. eu acho o circo c os animais uma burice deviam fechar e dar multas para aqueles circos que ultiliza do talendo de animais selvagem a palavra ja selvagem que vive na selva gente vamo copera c os nossos amigunhos

  44. concordo lola vc tem toda a razao vamo la povo vamo ajudar nossos amiguinhos que sao selvagens eles sao livres depois o circo pergunta pq eles tem sequelas de ataques de animais n e

    • verdadelili e lola concordo vamos lutar pela nossa natureza

  45. eu queria fazer isso com vcs cachorros para ver se vcs gostariam

  46. eu n entendo esses caras fazem isso com os animais queria ver se eles aguentavam coitados dos animais tinha que matar um cara desses

  47. tenho uma do deles tomara que isso acabe

  48. Gosto mais de animal gente, do que de gente bicho. !

  49. Isto e uma malvadeza cm os animais indefesos , duvido se fosse cm uma essas pessoas se elas aguentavam

  50. isso e 1 vrgonha acaba com isso o mais rapido possivel e u nao vou em circo e nao levo meu filho tbm

  51. isso e 1 vergonha acaba logo

  52. coitadoss

  53. Um absurdo, tirar os animais do circo, super bem tratados, tudo por causa de um empresario de circo que nao quis contratar um tratador de animais e colocou uma pessoa sem experiencia tratando, para economizar dinheiro. Agora todo mundo fica se manifestando contra sem saber o que realmente aconteceu.
    E pasmem os animais foram retirados e foram para um zoo de uma das pessoas que liderou o movimente e la nao sao bem alimentados.
    Pela volta aos animais no circo! E fora a hipocrisia.
    Antes de postar ou assinar converse com um circense.

  54. O pouco que li serviu para mudar a minha visão. Minha filha de 9 anos acabou de mudar sua visão,parabéns pela pesquisa e a ousadia em enfrentar com coragem tal assunto. Acredito que a visão esta mudando,é isso aí!

  55. animais tem tamdos direitos com as pessoas

  56. os namais não nanasseram para ser assim eles na serão para serem livres

  57. Por causa desse acontecimento vou fazer meu trabalho de escola com esse assunto!

  58. acho que essa pessoas tinhan que sofrer o mesmo tanto #C.D.M Chega de maldade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: