Publicado por: Eduardo Wagner | outubro 15, 2008

A Reciclagem como Forma de Educação Ambiental

A reciclagem hoje é algo que deve ser incentivada. Mas, guardada suas devidas peculiaridades, pois o que não falta são idéias absurdas que segundo seus criadores, vão salvar o mundo.

Hoje em dia infelizmente, as reciclagens com maior taxas de sucesso são aquelas com o maior fator de retorno financeiro, vide a reciclagem de latinhas de aluminio no Brasil, que tem indices de reciclagem acima de 90%. Por outro lado, quem reciclaria pilhas comuns?

Hoje há apenas uma empresa recicladora de pilhas comuns no Brasil, e as taxas de reciclagem são baixissímos não só no Brasil, mas em todo o mundo, pois o que se gasta para reciclar é maior que o retorno financeiro dos sub produtos.

Uma maneira inusitada de se incentivar a reciclagem, um segundo uso dos materiais, é transformar em arte estes produtos que não teriam outro uso.

Um exemplo são estes veículos feitos de papelão:

Não que a solução para o problema dos resíduos seja a transformação destes em obras de arte. Mas estes trabalhos tem um forte componente, que é o de atrair a atenção das pessoas ao problema ambiental criado pelo descarte inadequado desses resíduos gerados pelo homem, criando assim uma percepção do problema ambiental sobre os materiais que nós depositamos no lixo.

Segue alguns outros exemplos de reaproveitamento do lixo.

Quadro feito com tampinhas de refrigerantes e cerveja.

Rostos feitos com cartões de visitas, tickets de ônibus, metrô e ingressos já utilizados.

Enfim, uma maneira prática e educativa de abordar o problema dos resíduos sólidos urbanos, que tem a sua solução não apenas em uma pessoa, mas na ação conjunta entre o governo e a sociedade civil.

Fontes das imagens: Green Upgrader e Schimmel Art


Responses

  1. rapaz, caí aqui no seu blog sei-lá-como e já o coloquei nos meus favoritos para pesquisas e promessas de sorrisos futuros, porque vi humor no seu trabalho. E seriedade. Eta mistura gostosa e útil!

    Vi que seu trabalho está ligado ao tema reciclagem. Tenho reciclado tudo, mas estava com problemas quanto ao lixo de cozinha, mas acabei achando uma forma muito fácil de resolver sobre o lixinho orgânico nosso de cada dia: colocá-lo no freezer! tenho feito isto e dá para jogar fora somente uma ou duas vezes por mês. Claro que esta periodicidade vai depender do consumo de cada um, mas será maior o tempo de troca do que se fosse colocado no lixo comum. É preciso, contudo, ter bom senso e não colocar no freezer materiais já em decomposição ou proveniente de banheiro. Restos de frutas, legumes, sobras de comida do prato, das panelas etc, todos colocados num só saquinho. Quando encher, fora!

    Experimente, é bárbaro.

    se gostar da sugestão, divulgue o máximo, porque jogar no lixão comum apenas um saquinho plástico por mês já é um grande avanço na luta contra a poluição!!

    abraços limpinhos de

    denise goulart rezende

  2. […] A Reciclagem como Forma de Educação Ambiental A reciclagem hoje é algo que deve ser incentivada. Mas, guardada suas devidas peculiaridades, pois o que não falta […] […]

  3. […] A Reciclagem como Forma de Educação Ambiental A reciclagem hoje é algo que deve ser incentivada. Mas, guardada suas devidas peculiaridades, pois o que não falta […] […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: