Publicado por: Eduardo Wagner | outubro 3, 2008

Extrapolando os limites da sustentabilidade

Estava dano uma passada pelo Correio da Cidadania, quando vi o artigo “O dia em que a Terra disse basta!”, onde o autor, Wilson Lopes,  faz uma resenha linkando a crise de mercado, pobreza e uso indiscriminados dos recursos naturais. Esse trecho abaixo se mostrou bastante bizarro, pois mostra que desde do dia 23 de setembro, nós extrapolamos a capacidade de produção de recursos da terra por um ano, ou seja estamos consumindo muito mais do que a fonte pode produzir.

“Com a atenção voltada para a crise financeira, como se “fora do mercado não houvesse salvação”, poucas pessoas se deram conta do alerta feito pela ONG canadense Global Footprint Network, chamando atenção para o “Global Overshoot Day” ou literalmente “o dia da ultrapassagem do limite global”. Infelizmente este grito-denúncia passou a anos-luz de distância da mídia, preocupada com o colapso financeiro. Se nossa preocupação fosse com a saúde da Terra, saberíamos que entre os dias 1º de janeiro e 23 de setembro/2008 a humanidade consumiu todos os recursos que a natureza pode produzir em um ano. Isto significa que a partir deste dia 24 de setembro até o final do ano, nós os terráqueos passaremos a viver, por assim dizer, acima dos meios naturais disponibilizados pelo planeta. Assim, para continuarmos bebendo, nos alimentando, aquecendo e deslocando, precisamos explorar de maneira excessiva o meio natural da Terra, comprometendo a sua capacidade de regeneração.”

Cique aqui para ler o restante da matéria no Correio da Cidadania

O relógio abaixo, mostra que este ano gastaremos cerca de 140% dos recursos que a terra pode gerar em uma ano. Ou seja, é um bom meio de nos caminharmos para o assunto tratado no post  abaixo: “O mundo sem nós“.


Responses

  1. Oi,

    Gostaria de fazer parceria com meu site?
    http://www.torcidaflamengo.com.br

    A parceria consiste em troca de banner.

    Nosso site tem mais de 10 mil visitas/dia.
    Será uma parceria legal e boa para as 2 partes!

    Visite nosso site e acesse no menu a parte Fale conosco e nos mande sua resposta.

    Link: http://www.torcidaflamengo.com.br

    Obrigado, Brenno Faro!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: