Publicado por: Eduardo Wagner | setembro 24, 2008

Índice de percepção da corrupção – Brasil, um país de corruptos

A ong Transparência Internacional, divulgou ontem, o índice de percepção da corrupção, levantamento feito ano a ano no mundo todo, com o intuito de medir os niveis de corrupção.

O Índice de Percepções de Corrupção da Transparência Internacional mede o nível de percepção de corrupção no setor público em diferentes países e é um índice composto, feitos através de pesquisas no setor privado e entre consultores. O Índice de 2008 classifica 180 países (a mesma quantidade de 2007) em uma escala de 0 (muito corrupto) a 10 (livre de corrupção), e demonstra a ligação fatal entre pobreza, instituições falidas e corrupção.

“Nos países pobres, os níveis de corrupção podem ser a linha divisória entre a vida e a morte, quando dinheiro para hospitais ou água potável está em questão” disse Huguette Labelle, que preside a Transparency International.

Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia dividem o primeiro lugar com uma pontuação de 9,3, seguidos pela Cingapura com uma pontuação de 9,2. Na ponta oposta da tabela está a Somália com uma pontuação 1,0, seguida de perto pelo Iraque e Mianmar com 1,3 e o Haiti com 1,4.

E o Brasil?

O Brasil ocupa a vergonhosa 80º posição, empatado com Burquina Faso, Swazilândia e Trinidade e Tobago. É isso mesmo, empatamos na corrupção com países famélicos da África e Caribe.

Mas a situação é mais vexatória, pois ficamos atrás de países como Gana, Colômbia, El Salvador, Samoa, Seychelles, Butão e Botswana.

A Argentina encontra-se bem atrás do Brasil, triste para os hermanos, que já ocuparam posição bem melhor que a nossa.

Já até ouço o discurso indignado de nossos político e empresários, querendo defender a pátria tão querida em um ufanismo falso de quem faz mea-culpa.

Mas que são os culpados?

Os politicos?

Os empresários?

Não meu amigo, a culpa disso tudo é o brasileiro como eu e você. Talvez tenhamos atitudes éticas, mas na média nosso povo é anti-ético e de natureza aproveitadora.

Como eu costumo dizer às vezes, O PIOR DO BRASIL É O BRASILEIRO, pois é muito fácil se indignar diante a tv com os fatos do dia a dia. Mas dê a oportunidade à alguém de se dar bem, dê a chance de “levar um por fora”, de conseguir um emprego apadrinhado por um político, para você ver quantos não se corromperiam fácil fácil.

Abaixo, um resumo do ranking e nossa posição vergonhosa comparada com os 10 primeiros, e as nações famélicas à nossa volta.

A lista completa você acessa aqui.


Responses

  1. Putz, que situação vergonhosa…
    E a culpa é toda nossa, você tem razão!

    Adorei sua visita lá no blog!
    Abraços!

  2. Excelente texto. parabéns.

  3. Se essa posição foi apurada antes da parceria Gilmar Mendes-Daniel Dantas a tendência é que na próxima apuração o Brasil caia mais no ranking da sem-vergonhice mundial.

  4. Pois é, não duvido nem um pouco de nosso rebaixamento no próximo levantamento.

  5. Ei, peraê, esse negócio de dizer que a culpa é de todos nós, deve ser no mínimo dito com mais cuidado.

    A educação publica, que é de responsabilidade do Governo, é tão precária, que fica difícil formar um cidadão com ética e moral, enquanto ele e a família dele passa fome.

    E te digo mais: o sistema de governo, hoje, elege quem tem mais dinheiro para investir na campanha, e na compra dos votos desse povo que se vende, muitas vezes, pra comprar comida…
    Em outras palavras, o sujeito é eleito, não pelas suas qualidades, mas pela campanha financiada com dinheiro sujo.

    Na minha humilde opinião, o cara pra entrar na política, deveria de ser no mínimo formado em algum curso superior específico para tal atividade, e se candidatar somente quando provar que tem competência para tal cargo. (assim como na iniciativa privada)

    • Concordo em parte no que se refere a nossa parcela de culpa na corrupção que assola o país. Você fala que o sistema de governo, hoje elege quem tem mais dinheiro(quase sempre de procedência duvidosa) para investir na campanha e na compra de votos. E também que para entrar na política tem que ter curso superior. Veja, a pessoa com curso superior não quer dizer que seja honesta. Na sua grande maioria a formação intelectual não é acompanhada com a formação moral. A corrupção na minha modesta visão começa justamente nas pessoas muito inteligentes, os chamados gênios, pois eles tem uma grande facilidade de enganar e ludibriar. A corrupção começa no governo, nos grandes, nos que tudo podem, e que fazem leis para se protegerem . Existem muitas pessoas sem curso superior porem de ótima formação intelectual e moral, que dariam bons governantes para o nosso país. Se as leis fossem duras e aplicadas na sua íntegra, estaríamos melhores. Eu fico indignado de ver pessoas que durante a ditadura se fizeram de salvador da pátria. Foram presos, levaram dois ou três cascudos, foram deportados para outros países, viveram numa boa (longe da ditadura), e quando voltaram ainda foram indenizados. Quem deveria ser indenizado era o povo brasileiro que aguentou a ditadura de cabo à rabo, quietinho, sem reclamar e levando porrada, durante 30 anos. O grande problema no nosso país não é intelecual e sim MORAL…
      Um abraço Marcelo.

  6. Tolo aquele que acredita em pesquisa de “organização não governamental” patrocinada pelo governo do EUA.

  7. Marcelo, acho que somos culpados sim. Mas concordo com você quanto à educação brasileira, de péssima qualidade.
    Mas porque o governo não investe em educação? Será que não compensa pra ele a população ser assim? Mas por outro lado, as pessoas não se esforçam com pequenas atitudes que a médio prazo ajudaria a melhorar a situação. Enfim, vivemos em uma crise social, que se não acontecer esforços de ambos os lados não será mudada.
    Marcelo, continue acreditando em complôs internacionais para ver onde vamos parar. Olhe por exemplo a falação de que o problema da amazônia vem de fora. Morei por lá vários anos, e quem é responsável direto por toda devastação somos nós, brasileiros, com toda conivênicia e apoio do governo.

  8. Eu acho que a maior parte da culpa de estarmos nessa posição vergonhosa, é dos brasileiros mesmo! Pois é ele (nós) que vota nos políticos corruptos que atualmente administram o Brasil.
    Somos nós que elgemos o Daniel Dantas para senador, e hoje ele está fazendo aquelas besteiras!!!
    Então antes de votar devemos prestar um pouco mais de atenção, pesquisar o candidato em quem vamos votar, senão, o Brasil vai continuar desse jeito, nessa situação vergonhosa!

  9. Até em corrupção, o Brasil tira nota baixa. Com um judiciário e a polícia como a nossa, não é possível! Os primeiros que deveriam dar o exemplo são os primeiros a bagunçar! Outra coisa, está havendo uma inversão de valores que corrompe toda a sociedade. A mídia difunde a baixaria, as novelas fazem dos vilões os ídolos, músicas como o “Créu” e outras porcarias que tocam aqui na Bahia estimulam o escancaramento da sexualidade, os adolescentes não têm referência, a vida sexual começa cada vez mais cedo. Programas televisivos incentivam a homossexulidade. O consumo tem norteado as relações sociais, onde vale de tudo para ter um carro, celulares da moda, até mesmo se enforcar no cartão de crédito e deixar de comer bem. Tudo em nome da aparência. Não acredito nas pesquisas de que há uma nova classe média no país. Assim como não acredito nas pesquisas de opinião, principalmente, aqui na Bahia. O brasileiro não gosta de ler e aproveitam a desculpa do acesso aos livros, que é difícil. Vivemos a cultura da distração. Concordo com o Marcelo, quando ele diz que, para ser um homem público, é preciso uma formação técnica. Além do mais, os cargos de “confiança” são um problema. Quando os militares acabaram com o funcionalismo de carreira, passou-se a colocar pessoas sem capacidade nenhuma de assumir uma pasta de ministério ou uma secretaria…e por aí vai, se formos listar aqui, esse post não acaba.

  10. isso ai é protecionismo. inverteram a tabela. se medissem ao contrario nos estariamos quase em primeiro lugar!!! (rsrsrr)

  11. Meu compatriota, a nossa situação é realmente vergonhosa, mas mais vergonhosa ainda é situação do Reino Unido em 16º, Estados Unidos em 19º e Russia em 147º, paises considerados ricos e potências . Vamos criticar aquilo que temos de errado, mas antes de nos comparar com paises podres e miseráveis, vamos ver como está nossa situação em relação aos chamados ricos, e não esquecer que a nossa colonização foi feita com o degredo de presos portugueses e através de um reinado e depois o império, e que ainda os nossos 500 anos de história estão recheados de corrupção. O que nos falta hoje é vergonha na cara, união entre as entidades religiosas e sindicais ,e uma imprensa que realmente seja a voz do povo, para que possamos exercer o DIREITO de DEMITIR aqueles que CONTRATAMOS para nos representar, pois enquanto só tivermos a obrigação de contratar e não tivermos o direto de demitir, os safados irão continuar pensando somente no seu bolso, de seus comparsas e apadrinhados.

  12. Então, Eduardo… Eu não mencionarei nada sobre complôs internacionais, para não estender demais, nem sair fora do foco do assunto.
    Se você morou na região da Amazônia, deve ter visto que tudo acontece descaradamente debaixo do nariz da população. Tenho parentes que vivem no norte do Pará, e tbm tive a oportunidade de ver isso de perto. É uma verdadeira orgia de serrarias e carvoarias, embarcações lotadas com carregamento de madeira de lei, passam pelos rios, indo e vindo sem qualquer impedimento, e a qualquer hora do dia ou da noite.
    Mas os moradores precisam de salário, então trabalham para esses bandidos, que são fazendeiros, latifundiários que mandam e desmandam na política e na polícia local.
    E é por isso mesmo que eu te digo: Sim o grande culpado é o povo, mas é culpado porque é ignorante e miserável, e por isso não tem condições para escolher seus governantes.
    Quem tiver a oportunidade de conhecer as regiões mais pobres do Brasil, poderá entender o que eu estou tentando dizer…
    O povo só é ignorante, porque tem que contar com a educação que é de responsabilidade do Governo, portanto a origem do problema, vem do Governo!!! (Sim tenho certeza que o Governo quer que continue tudo como está, vc se lembra que os “analfabetos” tem o “direito” de votar?)

    Enquanto isso, a classe trabalhadora é taxada com os mais pesados impostos, e esse dinheiro é (mal) administrado por quem?
    Então a origem dessa “crise social” vem de onde, senão de um sistema de governo incompetente e atrazado?

    Outra coisa: Votar em quem? Bandido A, Bandido B, ou Bandido C? Você decide! Assim eles podem botar a culpa em você.

    Dizer que a culpa é do povo, é como olhar para os “galhos” do problema, mas a “raíz” está mesmo no Governo. Questão de ponto vista.

  13. Marcelo concordo com você em partes.
    Sobre quem não tem oportunidades e cairem em sub empregos para sobreviverem é realmente triste, e não fica apenas isolado na região amazônica. Se estende às plantações de soja no nordeste aos cortadores de cana no sul de Minas, São Paulo e Paraná. A miséria contribui muito para isso. E ajuda a tornar o ciclo sem fim, pois miséria gera mais miséria.
    Mas e as pessoas que por um motivo ou outro conseguiram um certo nível de entendimento?
    Olhe o tanto de profissionais liberais que poderiam levar uma vida boa na honestidade e se corrompem?
    Servidores públicos, com bons salários, às vezes superiores à maioria da população, e acabam se vendendo para um esquema qualquer.
    E grandes empresas, que vendem a alma ao diabo para cortar qualquer tipo de cu$to, sem ter nenhum pingo de consciência social, ambiental ou moral?
    É neste aspecto que vejo que a coisa é cultural.
    Certa vez vi uma entrevista em que perguntavam à população de diversas cidades, o que eles achavam do fato de seus governantes municipais empregarem familiares, e 90% de todos, em todas classes responderam que era normal e que eles tinha de “fazer o deles”.
    Isso é de uma imoralidade absurda.
    Sou funcionário público e você não imagina o tanto de vezes que já recebi cantada$ pelo telefone, para agilizar certos processos. A minha resposta é sempre a de que o estado já me provê um salário, e que o processo dele teria o mesmo andamento de qualquer cidadão que pague seus impostos.
    Enfim, estamos em uma crise social, onde necessitamos repensar todo esse processo e as relações que temos no dia a dia, porque se não, cada dia o poço vai ficando mais fundo e a lama aumentado.

  14. Boa abordagem.
    Desagradável isso… eleicoes estao chegando… e copa tambem

    http://www.corruptometro-brasil.com/
    Corruptômetro é um base de dados pública que registra todos as
    histórias de corrupção e desperdício no Brasil.

  15. Não existe uma natureza aproveitadora em povo nenhum. Digo isso como humanista e internacionalista, não como ufanista. Isso é no minimo um monte de senso comum, no pior dos casos um preconceito com o próprio povo brasileiro, chamado normalmente de síndrome de vira-latas.

    Esse mapa mostra a percepção de corrupção em cada país. Claro que um povo com menos oportunidades vai entender que está num sistema mais corrupto, mas nós somos capazes de fazer uma análise melhor das condições materiais brasileiras que isso.

    Realmente o sistema tem um problema: o próprio sistema capitalista internacional, que nos coloca na periferia mundial, e, localmente, distorce o poder representativo democrático através da acumulação de capital que favorece o lobby e financiamentos de campanha para os candidatos menos ameaçadores ao capital, pra falar só das coisas “às claras”.

    Não estou negando que exista corrupção, mas desde a UDN esse tem sido o bode expiatório de quem não tem um programa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: