Publicado por: Eduardo Wagner | agosto 4, 2008

Colapso de uma plataforma de gelo na Antártida

Essa animação feita com imagens tiradas a partir do satélite Envisat da Agência Espacial Européia, mostra o colapso de uma plataforma de gelo na Antártida no mês de julho deste ano.

Esta “pequena” plataforma, localizada na península de Wilkins, tinha 1350 quilômetros quadrados, para efeito de comparação, a cidade de São Paulo tem 1530 quilômetros quadrados, foi inteiramente desintegrada em torno de um mês.

O mais significativo, além das imagens impressionantes, é que este foi o primeiro registro de um colapso desta magnitude, ocorrido durante o inverno no hemisfério sul.

O colapso tem sido creditado ao fato de que as águas do oceano ao aquecer, fazem as camadas de plataformas de gelo como esta, se afinarem a partir das camadas inferiores, resultando em uma posterior desintegração do gelo.

Ao ver imagens assim você pode pensar no aquecimento global, nas emissões de gases de efeito estufa, naquele monte de imagens que a tv me mostra, e de como o homem é culpado

Eu penso.

Até certo ponto.

Pois o que existem são teorias e teorias.

Quem me garante que não existam inúmeros processos na natureza, na terra e no espaço, os quais ainda não entendemos direito, ou sequer os conhecemos, e que influenciam diretamente em todas estas alterações que estamos presenciando ?

Ao sairmos pregando que existe apenas “uma verdade inconveniente” podemos estar caindo no erro de se olhar apenas para um lado, e esquecermos de todas as outras infinitas possibilidades que porventura estejam a provocar alterações climáticas.

Óbvio que dar crédito para estas outras possibilidades, não excluem a necessidade de uma total reformulação em nossos hábitos do dia a dia.

A natureza agradece, mas sem estardalhaços.

Fonte: National Geographic Society


Responses

  1. É mais fácil fechar os olhos e dizer que é um processo natural do qual ainda não entendemos. O normal é termos milhões de veículos despejando bilhões de toneladas de gases tóxicos na atmosfera, e que por algum processo ainda não esclarecido, o planeta que se vire e se regenere.
    Patético seu comentário. Devia ter deixado só a notícia, foi triste e demonstra que mesmo pessoas que supostamente devia ser mais bem informada está disseminando opiniões rídiculas.

  2. Faz sentido sim, meu camarada, dê uma olhada na definição de Efeito Estufa, é bem clara…

  3. A quantidade de gelo por si só já é impressionante. Só não vamos nos esquecer que esse picolé demorou apenas um mês para derreter! Se esse ritmo se manter por 10 anos, por exemplo, teremos cerca de 180.000 km² a menos nos mapas da Antártida ó_ò
    Vale lembrar que o estado de Santa Catarina tem 199.314 km²…

  4. quando eu falo que o mundo está acabando…

  5. Bian,
    Quando eu falo isso, não é por comodismo. Trabalho na área ambiental, tenho dois amigos que são climatologistas, ambos concordam que tudo isso que vem sendo pregado na mídia é exagero. Pois estes só buscam noticias catastróficas.
    Não discordo que a nossa atitude já passou dos limites e que temos que revermos conceitos, pois a irresponsabilidade do homem, através do lucro a qualquer custo e consumismo exagerado são irresponsáveis, contribuindo cada vez mais para o fim dos recursos naturais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: