Publicado por: Eduardo Wagner | fevereiro 14, 2008

Post contra simbolos religiosos em repartições públicas

O blog 100nexos, publicou um bom post sobre o grupo Brasil para Todos, em que falava da exclusão da entrada da ong no Wikipédia, pelo fato dos moderadores serem católicos.

E que motivou esta retirada?
BRASIL para TODOS

O grupo Brasil para Todos é uma iniciativa de democratização dos espaços e dos serviços públicos brasileiros, propondo a retirada de todos crucifixos e imagens das repartições públicas brasileiras.

Em seu site há esta descrição:

  • Manter um símbolo único, qualquer que seja, é promover o preconceito e a discriminação contra todos os que não se vêem representados, e impede harmonia social. Alguns cidadãos cujos direitos foram tolhidos podem até alegar que não se importam com isso, mas ignorar a desigualdade não é a maneira certa de erradicá-la. Precisamos identificá-la e combatê-la onde quer que apareça. Promover esses bons princípios é uma questão básica de cidadania. Pedir igualdade não é ofensa. Ofensa é dizer que a igualdade não importa.
  • Além de atentar contra a justiça, a presença dos símbolos religiosos em repartições públicas viola um dos princípios básicos das democracias modernas, que é o da separação entre Igreja e Estado. A Constituição estabelece que “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.” [da Constituição]. Desprezar esse pilar do estado democrático não preserva a liberdade religiosa, mas a viola.

Apoio completamente a atitude do grupo e faço questão de divulgá-lo aqui no blog.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: