Publicado por: Eduardo Wagner | dezembro 18, 2007

Como ganhar dinheiro fácil – A cultura da acomodação

Estava lendo este post no Boing Boing, que me fez lembrar de algo que penso a um bom tempo, que é sobre a maneira mais fácil de se ganhar dinheiro:

Esplorar a acomodação das pessoas. Seja escrevendo um livro de como ficar rico, de como utilizar algo, de como ter sucesso seja lá onde for, ou seja montando uma igreja.

Os livros de auto ajuda, dos Self Made Man que abundam por ai, são o tipo de produto que qualquer candidato a ter um negócio, mas que não tem noção nenhuma sai por ai procurando. Então logo viram seguidores de “gurus” como o tal do Roberto Shinyashiki, ou do Roberto Justus, o cara do sorriso permanete que apresenta “O Aprendiz”, aquela espécie de Big Brother da Record.

A fórmula é fácil, escrevem um livro, ou uma série deles com bastante clichês a lá Paulo Coelho, de como ter sucesso rápido, de como chamar a atenção de seu chefe. De preferência um livro recheado de mensagens a serem mentalizadas como mantras de auto-ajuda para vencer na vida (lembram do filme Beleza Americana?).

Quer um exemplo?

 

Vá no site do tal Roberto – sem links, não quero ajudá-lo mais – e veja os clichês abundando por todos os lados. Não precisa clicar em nenhum link, só observem. Mas ponto para ele, longe de criticá-lo, tá fazendo seu trabalho, descobriu o lance antes dos outros e virou referência na área, e deve estar ganhando muito com isso.

sofa.gif

As pessoas hoje procuram as facilidades, querem tudo mastigado, querem a receita do bolo, não querem ter o trabalho de pensar, estudar algo, ler o manual, desenvolver algo novo. É a cultura da acomodação.

Ontem fui à uma livraria, e como todas as outras, as bancas com os livros de auto ajuda, de como ficar rico eram as primeiras de frente para a porta, pronto pra satisfazer a vontade dos acomodados de todos os gostos.

Dei uma olhada nos títulos e um em especial me chamou a atenção, se chamava “Deus Quer Que Você Fique Rico” de um pastor gringo. Este pra mim foi o ápice da enganação e do aproveitamento desta acomodação, pois junta a grana com a fé estúpida. Aliás muitas igrejas aqui no Brasil fazem com perfeição. Vendem a salvação e a prosperidade a troco das contribuiçõe$. E não precisa dizer que estão cheias por conta de tal fenômeno. Os fiéis doam o que têm e o que não tem, acreditando no pastor porque querem se dar bem logo. É só conferir as propagandas das universais da vida, mostrando pessoas bem de vida, com casas, carros importados e tudo mais, instigando cada vez essa busca pela prosperidade pelos caminhos mais curtos. Mas nunca mostram a empregada doméstica que vendeu tudo que tinha para dar para igreja.

E com tudo isso, uns poucos espertalhões ficam ricos e os que estão esperando as coisas caírem no colo continuam na mesma.

O tal post que me rendeu este texto fala de um livro chamado iPhone Fully Loaded. Algo como iPhone Entupido. O livro promete ensinar como encher seu iPhone com músicas, fotos, podcasts, vídeos, blogs, aplicativos e outras quinquilharias mais, e “da maneira mais geniosa”. Ah, e segundo a resenha o livro é “muito engraçado” também e termina dizendo que todo mundo que tem um iPhone deveria ter um também. – Olha o jabá detected!

Ah, para aqueles que se interessaram no livro do Iphone, podem adquiri-lo na Amazon.com pelo preço promocional de $13.99.

O autor agradece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: