Publicado por: Eduardo Wagner | novembro 29, 2007

Sobre Fractais e Brócolis

Um fractal é um objeto geométrico que tem a sua forma original quando dividida em partes, repetidas em suas próprias partes infinitamente. São geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente. As formas geralmente são encontradas na natureza, e podem ser criadas também através de fórmulas matemáticas. As imagens resultantes destes cálculos são impressionantes pelos seus detalhes, beleza e pela sensação de infinito que elas demonstram.

gfractal.jpg

A geometria das montanhas pode ser explicada e calculada através do uso da chamada geometria dos fractais. Uma folha de samambaia, também é um exemplo de um fractal, onde as folhas menores repetem o padrão de uma folha maior.

fractal_fern_explained.png

Já o brócoli é uma hortaliça de inflorescência, originária da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião. E este tipo de brócoli das fotos abaixo, o Brócoli Romanesco, é uma das plantas mais estranhas e intrigantes que já pude ver.

brocoli-1.jpg

brocoli-2.jpg

wtf.jpg

Anúncios

Responses

  1. olá estou precisando receber mais informação sobre o brocolis romanesco pois sou tecnologa em alimentos, trabalho com tabelas nutricionais, estou precisando calcular para um cliente uma receita que um dos ingredientes é esse vegetal mas como minha região não conhecemos esse vegetal preciso de ajuda, preciso da tabela nutricional dele. desde ja agradeço pela atenção.
    at.
    Inês.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: