Publicado por: Eduardo Wagner | novembro 28, 2007

A Televisão e Sua Programação

donkey19.jpg

Do grego tele = distante e do latim visione = visão, foi desenvolvida e aprimorada entre as décadas de 20 e 30 do século passado.

Passados 80 anos desde os primeiros modelos básicos até a era das HDTVs de hoje, a programação da televisão, tornou-se um dos maiores contribuidores, senão o maior na emburrescência nacional. A TV paga até tem coisas boas em sua programação, bem como ruins também, mas não é sobre ela que vou falar, já que ela não tem a disseminação que a tv aberta tem.

É sério, eu tento assistir algo mais que não seja uma transmissão esportiva, mas não consigo. Não consigo entender como uma pessoa pode gastar horas do dia em frente uma tv assistindo novelas. Faz 40 anos que canais como a Globo passam novelas, e é sempre a mesma coisa, sempre as mesmas estruturas nos roteiros e os tele-viciados continuam lá vegetando das seis às dez.

E os telejornais? Cada um passa a linha editorial que os donos querem. Dá lhe um canal manipulando para o lado que lhe rende mais, chegando a ponto de eleger e derrubar um presidente. O telejornal da rede do bispo, sempre dando destaques a assuntos relacionados ao dono. Aliás, as tvs com programação evangélica parcial ou integral são um capitulo a parte.Lavagem cerebral, enganação e encenações tendo como única finalidade tirar o dinheiro do telespectador. Deveria ser caso de policia, pois aquilo ali é pura e simplesmente extorção.

Os anos passam, inovações tecnológicas surgem e criam novos meios de entretenimento e eles continuam ali. Eles, os programas de auditório. Sempre com a mesma aparência e conteúdo, só que cada vez mais copiando o que há de trash das tvs de outros países, como é o caso dessa tal de dança no gelo do Faustão.

Gugu, Silvio Santos, Hebe, Netinho, Amaury Jr., Ratinho,Tom Cavalcante, Raul Gil e assemelhados nas tvs regionais (hoje pode-se achar muito deles nos iutubes da web), cada um tentando fazer seu programa diferente do concorrente, mas todos tendo em comum a capacidade de espalhar mediocridade e estupidez via satélite. É só ver a geração adolescentes que está por ai hoje em dia, que foram criadas ao som e imagem de abominações como É o Tchan, Latino, Kelly Key, Xuxa, funkeiros, pagodeiros, axezeiros e outros assemelhados que se disseminaram na tv de meados da década de 90 para cá. Perfis no orkut e fotologs comprovam isto.

Já pessoas como Didi e Dedé podem se comparar com aqueles jogadores de futebol, que já tiveram na seleção e hoje jogam em times da segunda divisão. Mais decadente impossível.

O Jô Soares também merece um destaque. A imagem que melhor representa o seu programa para mim é o da lua gravitando em torno da terra. Todos os convidados que vão ali, são pretexto para o balofo se autopromover. É o apresentador com a maior necessidade se fazer aparecer da tv brasileira.

Outro programa que eu não consigo entender como alguém pode suportar é aquele zoológico humano chamado Big Brother, a maior expressão da falta de criatividade que ronda as tvs e a melhor forma de uma emissora faturar. Não há roteiro, não há história, não há nada.

E quando se achava que não poderia piorar, canais como o SBT resolvem inovar ao desenterrar programas como o Fantasia.

Enfim, grande parte dos miguxos, salsinhas e assemelhados que povoam a Internet foram criados e engordados com estes programas. E hoje mesmo com a Internet mostrando outros caminhos, estes continuam a procurar os mesmos da tv. Mas pensando por outro lado é bom pois tem ajudado muitos blogueiros a garantir o leitinho das crianças.

Anúncios

Responses

  1. A foto é muito boa. A gente se sente bem assim mesmo em frente à tevê, cada dia mais.
    otto
    http://annaeotto.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: